4 mil pessoas saem às ruas em apoio aos atletas olímpicos russos

Cerca de 4 mil habitantes da região de Primorsky, extremo oriente da Rússia, participaram da manifestação organizada em Vladivostok em apoio a atletas russos em meio ao escândalo de doping, segundo informa a administração da região por meio de um comunicado divulgado neste sábado (3).
Sputnik

"Em Primorie [Território de Primorsky], no sábado, 3 de fevereiro, realizou-se uma manifestação em apoio aos atletas olímpicos […]. Cerca de 4 mil cidadãos de Primorie foram às ruas neste dia junto com toda a Rússia para apoiar nossos atletas que participarão nas Olimpíadas de Inverno", diz a declaração publicada no site oficial da administração.

Será que mais 15 atletas russos serão convidados para Olimpíadas em Pyeongchang?
Os participantes desenrolaram uma grande bandeira russa no final do evento em um sinal de apoio e solidariedade aos atletas russos.
Na quinta-feira (1), o Tribunal de Arbitragem para o Esporte (CAS), na sigla em inglês) revelou que tinha decidido manter os apelos de 28 atletas russos contra as decisões da Comissão Disciplinar do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a suas desqualificações e banimento de todos os jogos Olímpicos por violação das regras antidoping e parcialmente confirmou os 11 recursos restantes.

No entanto, o COI disse que lamentou a decisão do CAS e expressou planos para considerar cuidadosamente as decisões do CAS assim que estejam disponíveis para possível recurso no Tribunal Federal Suíço.

O escândalo em torno do suposto uso sistemático de produtos químicos proibidos em esportes russos surgiu em 2015, quando a Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) acusou a Rússia de múltiplas violações e suspendeu o laboratório de Moscou da Agência Nacional Antidopagem da Rússia (RUSADA).
Em 2016, Richard McLaren, chefe da equipe de investigação da WADA, apresentou um relatório em duas partes alegando a existência de um programa de doping apoiado pelo estado na Rússia. As autoridades russas refutaram as alegações, embora admitindo que o esporte russo teve alguns problemas com o abuso de doping.

Será que mais 15 atletas russos serão convidados para Olimpíadas em Pyeongchang?
O escândalo resultou em um banimento de vários atletas russos, a revisão dos resultados das Olimpíadas de 2014 e a desqualificação da seleção russa dos jogos de 2018, permitindo que apenas os atletas russos "limpos" possam competir nas Olimpíadas sob bandeira neutra.

A cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul, vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno entre os dias 9 e 25 de fevereiro, e os Jogos Paralímpicos entre 9 e 18 de março.

Comentar