Estado-Maior General iraniano acusa EUA de transferir terroristas do Daesh ao Afeganistão

O chefe do Estado-Maior General do Irã, major Mohammad Hossein Baqeri acusou os EUA de transferir os terroristas do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) ao Afeganistão, depois das derrotas do grupo na Síria e Iraque.
Sputnik

É evitada tentativa de ataque contra embaixada russa na capital do Afeganistão
As acusações chegam em meio à declaração feita pelo Pentágono um dia antes da transferência pelos EUA das tropas do Iraque ao Afeganistão.

"Os norte-americanos apontam para [a existência de] tensões no sudoeste da região asiática como pretexto da sua presença na região", disse Baqeri aos repórteres em Teerã citado pela agência de notícias Tasnim.

Ele adicionou que se a região se tornasse tranquila, eles teriam que retirar suas tropas e depois os distritos regionais assegurariam a segurança da região.

Já que o Daesh e outros grupos terroristas tinham perdido seus territórios no Iraque e Síria, Washington estava transferindo os terroristas ao Afeganistão de vários modos, declarou o alto comandante.

Em 19 de novembro, os terroristas do Daesh foram expulsos de seu último bastião em Al-Bukamal, na Síria. A libertação da cidade marcou o fim do califado autoproclamado em 2014.

Os EUA foram acusados várias vezes de fornecer vários tipos de assistência ao Daesh e outros grupos terroristas que operam na região.

O recente caso ocorreu no final de dezembro, quando a agência de notícias SANA declarou que os helicópteros dos EUA evacuaram os líderes do Daesh de várias áreas da província síria de Deir ez-Zor ao nordeste do país.

Comentar