Em uma reunião no Pentágono, em 18 de janeiro, que incluiu o secretário de Defesa, Jim Mattis, e o chefe do Estado-Maior, Joseph Dunford, Trump disse que queria um desfile militar, informou o jornal, citando um funcionário militar que falou sob condição de anonimato.
"As ordens foram: eu quero um desfile como o da França", disse o oficial militar, de acordo com o The Washington Post. "Isso está sendo organizado nos mais altos níveis das Forças Armadas", acrescentou o funcionário.
Depois que o Post publicou sua história, a Casa Branca emitiu uma declaração dizendo que Trump "pediu ao Departamento de Defesa para explorar uma celebração em que todos os americanos possam mostrar sua apreciação".
"O presidente Trump é um incrível apoiador dos grandes membros do serviço da América que arriscam suas vidas todos os dias para manter o nosso país seguro. Ele pediu ao Departamento de Defesa para explorar uma celebração em que todos os americanos possam mostrar sua apreciação", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.
Um funcionário da Casa Branca, que falou sob condição de anonimato, disse que o planejamento do desfile estava na fase de "discussão" e nada havia sido decidido, informou o Post.
O Pentágono estava ciente de um pedido de desfile, mas estava apenas começando a explorar as possibilidades, inclusive no momento, disse um porta-voz do Pentágono à Agência Reuters.
Trump disse que ficou impressionado com o desfile militar que assistiu em Paris em 14 de julho do ano passado. Os soldados dos EUA e franceses marcharam juntos para marcar 100 anos desde que os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial e no feriado anual francês do Dia da Bastilha. O evento incluía tanques, veículos blindados e um cruzeiro de jatos militares franceses e franceses.
"Em grande medida por causa do que presenciei, podemos fazer algo assim no dia 4 de julho em Washington, abaixo da Pennsylvania Avenue", disse Trump a jornalistas em setembro. "Estamos realmente explorando isso".
A capital dos EUA realizou grandes exibições militares para marcar ocasiões significativas, incluindo vitórias na guerra, mas os tanques de rolamento e as tropas em marcha na Pennsylvania Avenue não são normalmente feitos no feriado dos EUA no Dia da Independência.