O submarino Titã terá a missão de explorar mares de hidrocarbonetos congelados do Titã, com a previsão de que a nova sonda exercerá essa tarefa durante os próximos 20 anos.
Segundo informa o comunicado da Universidade, publicado no site phys.org, o design da nave espacial ainda está em fase de desenvolvimento.
A NASA tenciona enviar submarino espacial a Titã, lua de Saturno. Os pesquisadores modelaram o oceano alienígena para testá-lo
"O submarino que está sendo projetado pela agência, terá que operar de modo autônomo. Sua tarefa será estudar as condições atmosféricas e oceânicas e mover-se pelo fundo marítimo", diz o comunicado.
No entanto, os cientistas indicam que isso será um caminho difícil a percorrer, considerando as temperaturas extremamente baixas nos mares de Titã que caem até 184 °C negativos. Além disso, a concentração de etano e metano varia drasticamente.
Ademais, elaboraram uma câmera especial e um aparelho ótico — boroscópio — capaz de resistir às baixas temperaturas e alta pressão.
Durante os últimos dez anos, a NASA tem usado a nave espacial Cassini para obter dados que permitirão, no futuro, explorar numerosas luas de Saturno.