Índia assegura acesso a porto na península Arábica para 'diminuir influência da China'

A Índia assegurou o acesso ao porto de Duqm no Sultanato de Omã, um ponto estratégico que pode ser utilizado para fins militares e logísticos, entre outros, visando diminuir a influência da China na região do oceano Índico, informou o jornal The Indian Express, citando fontes de alto nível.
Sputnik

Índia testa míssil balístico capaz de carregar ogivas nucleares
Um memorando de entendimento sobre a cooperação militar, assinado durante a recente visita do primeiro-ministro indiano Narendra Modi ao sultanato na península Arábica, prevê que "os serviços portuários e a doca seca de Duqm estejam disponíveis para a manutenção dos navios de guerra indianos", segundo as fontes.

O jornal assinalou que o acesso a Duqm "faz parte da estratégia marítima da Índia para diminuir a influência e as atividades da China na região".

Em setembro do ano passado, a Índia enviou a este porto omani um submarino da classe Shishumar, o destróier INS Mumbai e dois aviões de patrulhamento marítimo P-8I.

Essas forças navais permaneceram em Duqm por um mês com o objetivo de melhorar a vigilância e a cooperação entre os dois países.

Comentar