Deputado ucraniano: Kiev pode reaver Crimeia apenas usando força

As autoridades ucranianas só podem "recuperar o controle" sobre a Crimeia por meio da força, afirmou o deputado da Suprema Rada (parlamento ucraniano) Yuri Bereza do partido Narodny Front (Frente Popular).
Sputnik

O parlamentar declarou que as Forças Armadas ucranianas viraram "um dos melhores exércitos da Europa" que hoje em dia tem potencial suficiente para uma ofensiva na península.

"Apenas os soldados ucranianos, o exército ucraniano, podem recuperar a soberania tanto sobre a Crimeia, quanto sobre Donbass. Não há outras variantes", declarou o deputado, citado pelo canal 112.

'Península porta-aviões': por que inteligência estrangeira se interessa pela Crimeia?
Ele acrescentou também que os Acordos de Minsk foram vantajosos para a Ucrânia apenas porque permitiram "impor a ordem" e reorganizar as forças armadas.

Esta não é a primeira declaração de Yuri Bereza sobre o tema. Mais cedo ele ameaçou a oposição parlamentar ucraniana e exigiu uma campanha militar ucraniana contra Moscou.

A península da Crimeia se reintegrou na Rússia após um referendo realizado em março de 2014. Na sequência da votação, 96,77% dos eleitores da República da Crimeia e 95,6% dos residentes da cidade de Sevastopol se manifestaram pela reunificação com a Rússia. O pleito teve lugar após o golpe de Estado na Ucrânia.

Comentar