A mídia dos EUA informou que o atirador usou uma máscara de gás enquanto perpetrava o ataque. O tiroteio está sendo comparado ao caso de Columbine em 1999, quando dois estudantes assassinaram 12 alunos e um professor.
Estudantes e professores que não conseguiram escapar tiveram de permanecer entrincheirados nas instalações da escola. Por ordem da polícia, eles só poderiam sair depois de receberem a liberação de agentes de segurança.
As primeiras informações dão conta de que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. No entanto, o senador da Flórida, Bill Nelson, confirmou ao canal MSNBC que há "várias pessoas mortas" pelo tiroteio. De acordo com o Escritório do Xerife do Condado de Broward, o atirador foi preso e está sob custódia. Seu nome é Nicolas Cruz, ele tem 19 anos e é ex-aluno da escola.
Em seu perfil no Instagram, Nicolas exauta vários tipos de armamento. Em um post, ele publicou um print do verbete na Wikipedia "Allahu Akbar", frase que significa "Deus é o Maior" e é constantemente utilizada por membros do Daesh quando realizam ataques terroristas.