A foto e o vídeo, compartilhados pelo blogueiro Wael Al Hussaini, conhecido por suas fotos de material bélico sírio e russo deslocado na Síria, mostram, segundo ele, o caça de 5ª geração russo Su-57, também conhecido como T-50 ou Pak Fa.
Segundo a postagem de Hussaini, o avião russo era acompanhado por quatro caças Su-35, quatro caças Su-25 e um avião-radar A-50U.
A qualidade do vídeo não permite determinar com certeza se são mesmo os inovadores caças russos, não tendo a Força Aérea do país ainda confirmado nem descartado o envio destes aviões para a base aérea de Hmeymim na Síria.
Ao mesmo tempo, o Ministério da Defesa do país recentemente declarou o fim da primeira fase de testes dos Su-57 e firmou um acordo com a Sukhoi para testes "de exploração e combate". Neste sentido, a chegada dos aviões à Síria pode ser parte destes testes, por exemplo, para experimentar os radares do caça em condições de clima desértico.
Porém, muitos usuários que compartilharam a foto duvidaram de sua veracidade, afirmando que não passa de um truque de Photoshop.
Outros aproveitaram a ocasião para brincar: a conta @Syria_Generals, especializada em memes sobre o conflito sírio, logo modificou a foto, incorporando as naves de combate da franquia norte-americana Star Wars.
O T-50 (PAK FA — Complexo Aéreo Promissor da Aviação Tática) é um caça multifuncional russo de quinta geração. O avião deve substituir o Su-27. Está previsto que até 2020 os militares russos recebam 55 caças deste tipo. A primeira série de aeronaves Su-57 está prevista ser entregue em 2019.