UE gastará milhões de euros para combater terrorismo no Sahel

A União Europeia se comprometeu a financiar o combate conjunto ao terrorismo e ao crime organizado na área do Sahel, na África, declarou nesta sexta-feira o presidente da França, Emmanuel Macron, ao fim de uma conferência internacional sobre a região em Bruxelas.
Sputnik

África corre risco de ser contaminada pelo Daesh
"Os nossos compromissos hoje são maiores — superam o valor de 300 milhões de euros", disse o presidente francês aos jornalistas antes da cúpula informal da UE.

O combate conjunto ao terrorismo e ao crime organizado no Sahel contempla a participação de 5 mil militares e policiais de Burkina Faso, Mali, Niger, Chade e Mauritânia. O contingente ainda está em fase de formação, que será concluída nos próximos meses.

A área de Sahel é uma faixa ao sul do deserto do Saara, e ao norte das savanas do Sudão, que se estende por mais de 5 mil quilômetros entre o oceano Atlântico e o mar Vermelho. A região atravessa os seguintes países: Gâmbia, Senegal, sul da Mauritânia, centro do Mali, Burkina Faso, sul da Argélia e do Níger, norte da Nigéria e dos Camarões, parte central do Chade, sul do Sudão, norte do Sudão do Sul e a Eritreia.

Comentar