Vale ressaltar que o time da Rússia nunca venceu em hóquei de gelo em Olimpíadas de Inverno. Em 1992, o ouro foi ganho por uma equipe conjunta, enquanto a equipe da URSS contava com 7 medalhas de ouro olímpicas. A equipe alemã, que ganhou a prata, também registrou seu melhor resultado histórico, pois antes só conseguiu ganhar o bronze como título mais alto.
Os jornalistas, outros atletas e simplesmente amadores do esporte ressaltam a grande tensão que marcou a partida de hoje.
"Foi uma vitória inesperadamente difícil, nossos atletas estavam nervosos, a responsabilidade também pesou. Os nossos jogadores de hóquei não conseguiram lidar com o estresse, mas o mais importante é que ganharam. Embora tenha sido duro, a vitória é nossa. Passado algum tempo, isso será tudo esquecido, mas o fato de nós sermos campeões olímpicos e termos aproveitado a nossa chance ficará. Toda a equipe são heróis, todos participaram da batalha", comentou para a Sputnik o bicampeão olímpico da modalidade, Aleksandr Kozhevnikov.
Para a seleção de Atletas Olímpicos da Rússia esta medalha de ouro é a segunda, dado que mais cedo a patinadora artística Alina Zagitova conseguiu bater um recorde mundial e ocupar o primeiro lugar no pódio, embora sob bandeira neutra e sem ouvir o hino nacional do seu país devido a recentes escândalos de doping envolvendo Moscou.