Rússia diz que EUA se contradizem ao falar sobre o 'fracasso do processo de Astana'

A embaixada da Rússia em Washington emitiu uma nota afirmando que as declarações do Departamento de Estado dos EUA sobre "o fracasso no processo de Astana" pela paz na Síria contradizem a postura dos EUA nas Nações Unidas.
Sputnik

A missão diplomática russa comentou a resolução 2401, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, em que, em particular, os esforços da Rússia, Turquia e Irã destacam-se como garantes do processo de paz de Astana.

Rússia: coalizão dos EUA deve parar com ações de 'ocupação' na Síria
"Neste contexto, prestamos atenção às declarações da porta-voz Heather Nauert, em uma conferência de imprensa do Departamento de Estado em 22 de fevereiro, sobre o 'fracasso no processo de Astana', que contradiz com a postura dos EUA na ONU", diz a declaração da embaixada publicada em sua página do Facebook.

O texto ressalta que ninguém fala sobre o fracasso das negociações sírias em Genebra, mesmo que estas discussões não tenham alcançado sucessos significativos na solução política na Síria.

A embaixada diz que a Rússia nunca duvidou da importância do processo em Genebra e sempre se comprometeu com as obrigações internacionais.

"Tudo o que a Rússia quer é alcançar, juntamente com a comunidade internacional, o mais rápido possível o fim da operação antiterrorista na Síria e ajudar a restaurar a tão aguardada e sólida paz no país", acrescenta a nota. 

Comentar