"O primeiro-ministro Netanyahu expressou o desejo de melhorar a cooperação bilateral e disse que Israel está muito interessado em laços com o Brasil e acredita no seu potencial latente", informou o Ministério de Relações Exteriores de Israel em comunicado.
Jerusalem: #Brazil's FM @Aloysio_Nunes met with PM Netanyahu. At the start of the meeting, ambassadors of 🇮🇱🇧🇷 signed a social insurance agreement that provides for the status of social rights for Israeli and Brazilian nationals while they are in the other country. pic.twitter.com/vXqriZcpiX
— Israel Foreign Min. (@IsraelMFA) 27 de fevereiro de 2018
Segundo a pasta, Netanyahu e Nunes "discutiram o aprofundamento da cooperação bilateral em [...] segurança, educação, cultura e academia".
Antes do início do encontro, os embaixadores dos dois países assinaram um acordo previdenciário que estava pendente e que garante os direitos sociais (incluindo as pensões) para os israelenses e brasileiros enquanto estão no outro país.
Após os compromissos em Israel, Nunes segue para a Palestina, onde terá encontros nos dias 1º e 2 de março com o presidente Mahmoud Abbas, com o primeiro-ministro Rami Hamdallah, e com o chanceler Riad Malki. Lá, o chanceler visitará visita ao Museu e o Mausoléu do líder palestino Yasser Arafat.
A viagem ainda contará com passagens pela Jordânia e pelo Líbano. "O périplo oferecerá oportunidade para que o Brasil fortaleça sua posição de parceiro privilegiado dos países da região em matéria de cooperação, comércio e investimentos, bem como para reiterar seu apoio à solução para os conflitos na região", completa a nota da diplomacia brasileira.