Segundo disse o físico, os humanos vão descobrir uma civilização extraterrestre até o fim do século através de sinais de rádio. Será necessário decifrar o idioma dos extraterrestres para saber o tipo de civilização da qual pertencem. No entanto, acrescenta Kaku, será difícil estabelecer contato, pois os alienígenas moram, no mínimo, a distância de dezenas de anos-luz da Terra.
Seth Shostak, o astrônomo superior encarregado do projeto Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, sigla em inglês), por sua vez, acredita que o contato com a vida extraterrestre pode ser estabelecido nos próximos 20 anos por meio de comunicação via rádio.
De acordo com a escala de Kardashev, elaborada pelo astrofísico soviético Nikolai Kardashev, há três categorias de civilizações inteligentes no universo. O primeiro grupo inclui as civilizações que utilizam todos os recursos disponíveis no planeta; o segundo é constituído pelas civilizações que podem receber energia de uma estrela e o terceiro compreende as que podem explorar uma galáxia.