Por que preço do bitcoin é tão instável?

O procurador da Internet russo e chefe da empresa de TI Radius Group, Dmitry Marinichev, explicou à Sputnik França por que o preço da criptomoeda é tão volátil.
Sputnik

“Muitas pessoas acreditam que o bitcoin é volátil e o consideram como uma moeda real, moeda fiduciária, controlada pelos bancos e governos, mas isso não corresponde com a realidade. O próprio bitcoin não pode ser volátil porque é uma constante matemática, e ninguém pode influenciar o número de bitcoins no sistema, retirá-los ou imprimi-los para mudar sua cotação", explicou Marinichev.

Ele sublinhou que as mudanças no preço do bitcoin dependem da atitude das autoridades em relação ao bitcoin. 

"Bitcoin é um verdadeiro teste decisivo que mostra o estado emocional de uma sociedade: as pessoas vivem com expectativas positivas ou negativas e, como resultado, o bitcoin, como se pode notar, reage a todas essas expectativas, mudando seu preço rapidamente. Mas tudo isso não altera seu valor, pois o bitcoin é um contrato social: é o dólar, euro ou rublo que mudam seus valores em relação a essa expectativa pública", acrescentou o especialista.

Investidor mais temido do mundo qualifica bitcoin como golpe brilhante
Marinichev disse que nossa sociedade "está amadurecendo em termos de digitalização, do ponto de vista do futuro digital", mas atualmente está em "período de transição e puberdade".

Ao mesmo tempo, o analista acredita que o bitcoin não poderá substituir o ouro, pois "o ouro é um metal, enquanto a criptomoeda é um valor transferido por um contrato social".

Comentar