Irã promete liberar acesso de mulheres aos estádios, diz Fifa

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse nesta sexta-feira (2) que o presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou em reunião que existem planos para permitir que mulheres assistam a partidas de futebol no país em breve.
Sputnik

Não foram definidos prazos para a mudança, todavia. O Irã já havia feito a mesma promessa ao antecessor de Infantino, Joseph Blatter. 

O presidente da FIFA e Rouhani assistiram a uma partida de futebol em estádio formado apenas por homens. Cerca de 35 mulheres tentaram entrar no estádio, mas foram barradas. 

"Eu pedi [a Rouhani] para considerar permitir o acesso de mulheres aos estádios", disse Infantino. "Eu não sei quantas pessoas vão ao Irã e conversam com o presidente do país e pedem isso."

Irã x Israel: guerra entre inimigos é improvável, mas Trump cria grande interrogação
O presidente da FIFA, entretanto, esclareceu que o objetivo não era dar um ultimato, mas sim estabelecer um "diálogo".

"Recebi a promessa de que as mulheres do Irã terão acesso aos estádios de futebol em breve", disse Infantino durante um evento na sede da FIFA em Zurique.

O estatuto da FIFA estabelece a suspensão dos países que pratiquem discriminação. O Irã, entretanto, está classificado para a Copa do Mundo da FIFA 2018.

Comentar