Ex-estrategista de Trump chama Berlusconi de 'um dos maiores líderes do século XXI'

O ex-estrategista do presidente Donald Trump, Steve Bannon chamou o líder do partido de centro-direita Forza Italia e ex-primeiro ministro do país, Silvio Berlusconi de um dos maiores líderes do século XXI.
Sputnik

Bannon afirmou que Berlusconi, durante seu mandato como primeiro-ministro, exibiu um estilo político que diferiu significativamente do tradicional. Como Trump, Berlusconi era um empresário de sucesso antes de se aventurar na política.

Berlusconi chama Macron de 'rapaz bonito com uma mãe bonita'
O ex-funcionário da Casa Branca notou que Berlusconi precedeu Trump ao mostrar como um homem de negócios pode falar o idioma das pessoas e enfrentou o escrutínio no cenário internacional, semelhante à forma com que o presidente dos EUA é tratado agora, de acordo com o jornal.

Os italianos realizam eleições parlamentares neste domingo. O pleito deste ano testa um novo sistema de votação — uma mistura entre o sistema de maioria simples e o proporcional. Acredita-se que os resultados podem ser os mais imprevisíveis da história do país.

Não se espera que nenhum partido tenha uma maioria forte o suficiente para formar o governo por conta própria, motivo pelo qual a coalizão entre os partidos de direita Forza Italia de Berlusconi e a Lega de Matteo Salvini sejam importantes na disputa. Em votos individuais, deve vencer o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata (casa do atual premiê Paolo Gentiloni e do anterior, Matteo Renzi).

Neste caso, o candidato de Berlusconi, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, ou o próprio Salvini, poderão se tornar o próximo primeiro-ministro do país. Berlusconi não pode assumir esta posição devido a uma investigação de fraude fiscal.

Comentar