"Imagina que você sai da sala de emergência com uma dor muito forte no pulmão, uma dor tão forte que você mal consegue pensar. E o médico diz ‘aqui está um remédio que, a gente tem usado há 30 anos, funciona em 50-60% dos casos e deve começar a fazer efeito em 4-6 semanas'. Esse é o melhor que podemos fazer", disse Cristina Cusin, psiquiatra e professora assistente da Universidade de Harvard.
A observação de Cusin refere-se a inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRI), uma classe de drogas antidepressivas tipicamente usadas para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Os SSRI demoram várias semanas para se tornarem efetivos.
Em dezembro de 2017, pesquisadores que trabalhavam com pacientes deprimidos e suicidas na Universidade de Columbia observaram que o uso clínico de cetamina reduziu os pensamentos suicidas muito mais do que um sedativo usado regularmente. Na verdade, os estados de espírito da maioria dos pacientes melhoraram em menos de 24 horas após serem prescritos a cetamina em situações controladas. necessário, sugere que a droga "absolutamente tem potencial".