"Sem Amor" retrata o divórcio de Boris e Zhenya, depois de anos juntos. Ele está às voltas com a gravidez da nova namorada e ela inicia um relacionamento com um homem rico. Absortos em suas respectivas novas vidas, Boris e Zhenya negligenciam a criação do filho Alyosha, que some sem deixar rastros.
O filme teve uma carreira exitosa na temporada de premiações, concorrendo ao Globo de Ouro e BAFTA. Zvyagintsev também foi indicado à Palma de Ouro pelo Festival de Cannes e venceu o Prêmio do Juri pela obra.
Considerado polêmico e talentoso, Zvyagintsev filma no seu país natal. O cineasta acumula dezenas de títulos importantes no currículo, como os prêmios da mostra Um Certo Olhar, melhor roteiro e escolha do Júri em Cannes, além de duas nomeações ao BAFTA. Na noite de hoje, "Sem Amor" é considerado o azarão na categoria que tem Chile e Suécia como favoritos.
A 90ª cerimônia de entrega dos Oscars acontece em Los Angeles neste domingo (4). No Brasil, a cerimônia será transmitida na TNT (a partir das 22h) e na Globo (a partir das 23:52).