Rússia exibe seus músculos econômicos

A economia russa está em boa forma, apesar das sanções impostas a Moscou pela UE e EUA, que anunciou recentemente novas restrições ao gigante eurasiático.
Sputnik

O presidente Vladimir Putin disse, com ênfase, durante seu discurso anual perante a Assembleia Federal, que a inflação caiu para um nível recorde e também ressaltou a estabilidade da economia do país.

Putin classifica retórica de 'nova Guerra Fria' como propaganda
De acordo com a Sputnik Mundo, essas palavras são confirmadas por fatos concretos. Nesse contexto, pode-se salientar o sucesso mostrado recentemente pelo banco russo Sberbank, que liderou durante algumas horas, pela primeira vez, a lista de entidades com maior capitalização de mercado na Europa continental, fato que foi descrito por especialistas e meios de comunicação como "histórico".

A isso se poderia acrescentar que, a julgar pelo chamado índice Big Mac, a moeda russa, o rublo, está subvalorizada em quase 60% neste momento, de acordo com o The Economist.

Segundo o que o Dr. Andrés Landabaso, professor da Universidade Estatal de Economia Plekhanov em Moscou, disse à Sputnik Mundo, o Sberbank "é um fato que prova que, apesar das dificuldades, as coisas podem ser feitas e feitas muito bem".

Ao mesmo tempo, o interlocutor se mostrou muito crítico com a guerra de sanções entre a Rússia e o Ocidente, descrevendo essa situação como "absurdamente artificial, negativa e equivocada".

UE ameaça retaliar se Estados Unidos subirem tarifas de importação a empresas europeias
Ele manifestou que as duas partes devem "chegar a um consenso".

O membro da Real Sociedad Bascongada de Amigos del País lamentou os efeitos da deterioração das relações entre Moscou e Bruxelas sobre o comércio entre a Rússia e a Espanha, descrevendo como "inadequadamente pequeno" o volume do mesmo.

Nesse contexto, ele expressou sua esperança de que o embaixador da Espanha Ignacio Ybáñez Rubio contribua para melhorar a situação perante o Kremlin, e que se trata de um "bom diplomata" e "um grande especialista em Europa Oriental".

Comentar