Esta embarcação chamada Foiler, que possui um sistema de hidroplano desdobrável e batizada de "superiate voador", é capaz de transportar oito passageiros a uma velocidade de 40 nós — 74 quilômetros por hora, informou o jornal britânico Daily Mail.
O navio, projetado pela Enata Marine — uma empresa com sede na cidade de Sharjah, Emirados Árabes Unidos (EUA) — combina dois motores diesel e elétricos da companhia alemã BMW com propulsores de torpedos, personalizados pelo fabricante.
"Domina o mau tempo sem problemas" e isso "lhe permite navegar com comodidade a toda velocidade, quando as embarcações normais têm que diminuir a velocidade ao embater contra as ondas", informou um porta-voz da Enata Marine no site da empresa.
À medida que sua velocidade aumenta, o navio desdobra quatro sistemas de sustentação dinâmica. Quando atinge a velocidade de 33 quilômetros por hora, ele se eleva sobre a água é capaz de voar como um hidroavião mesmo com ondas de 1,5 metros.
O Foiler, fabricado com fibra de carbono, pode manter o ritmo em modo voador com ventos superiores a 60 quilômetros por hora.
Este modelo ainda não possui um preço de venda oficial, mas estima-se que possa custar mais de um milhão de dólares (R$ 3,2 milhões).