Jornal francês vende edição no 8 de março com preço mais alto para homens

Os homens franceses que quiserem comprar o jornal Libération nesta quinta-feira, 8 de março, dia Internacional das Mulher, vão pagar 25% a mais do que as mulheres. A iniciativa faz parte de uma campanha para alertar as diferenças salariais entre os dois sexos.
Sputnik

Feliz Dia da Mulher para quem? Internautas consideram Temer 'machista e misógino'
A margem de lucro que a diferença de pagamento vai gerar será doada.

"O lucro potencial será doado ao Laboratório da Igualdade", uma associação que luta pela equiparação profissional entre homens e mulheres, informou o jornal. As informações são da agência AFP.

Na primeira página, o jornal explicava a campanha.

"Apesar da lei, a diferença salarial entre homens e mulheres continua sendo de 25% na França. Para ressaltar esta injustiça, o Libération decidiu aplicar, por um dia, a mesma diferença no preço de venda", ou seja 2,50 euros para os homens e 2 euros para as mulheres.

De acordo com a agência europeia de estatísticas Eurostat, para cada euro recebido por um homem na União Europeia (UE) em 2016, uma mulher recebeu em média 84 centavos.

"Nosso gesto para este 8 de março, embora simbólico, talvez tenha um efeito: o de uma recordação", afirma o diretor de redação do jornal francês, Laurent Joffrin, em um editorial.

O jornal também apresenta primeiras páginas diferentes, de acordo com o sexo de quem compra. Uma com a ilustração de um homem e menção "para os homens 2,50 euros" e a outro com a de uma mulher e a frase "Para as mulheres 2 euros, o preço normal".

Comentar