Além do mais, Scaparrotti falou sobre os esforços da Rússia no estabelecimento de vias marítimas no Ártico. De acordo com ele, Moscou, se quiser, dentro de dois a três anos, pode estabelecer o controle sobre a Passagem do Nordeste, já que os EUA "estão se atrasando nessa direção".
Segundo a Defense One, neste ano, o Comando dos Estados Unidos para a Europa solicitou US$ 6,5 bilhões (ou seja, duas vezes mais que no ano passado) para financiar a "Iniciativa Europeia de Contenção" que visa conter a Rússia de forma militar. Planeja-se gastar mais recursos financeiros para aumentar "a preparação de combate das forças terrestres, marítimas e aéreas".
Anteriormente, o líder russo, Vladimir Putin, proferiu o tradicional discurso anual perante a Assembleia Federal da Rússia. No pronunciamento foram mostrados vários vídeos com os mais recentes desenvolvimentos do equipamento militar russo que nunca haviam sido publicados antes. Entre eles, o sistema de mísseis estratégico Sarmat, um míssil de cruzeiro de alcance ilimitado, um submersível não tripulado e o sistema de mísseis para aviação Kinzhal, entre outros.