"Elas não influenciam nenhuma necessidade de mudança da nossa posição de dissuasão ", afirmou Mattis no domingo a bordo do avião rumo a Omã, detalhando que as declarações de Putin foram "decepcionantes, mas não inesperadas".
Além disso, as novas armas da Rússia também não foram surpresa para a inteligência dos EUA, segundo declarou o diretor da CIA, Mike Pomeo, a jornalistas. Ele disse que o público norte-americano não tem motivos para se preocupar com o potencial sem precedentes dos sistemas estratégicos russos.
Enquanto o presidente russo afirmou que os sistemas das armas foram sujeitos a muitos testes e alguns já estão em produção em série, a mídia ocidental e várias figuras públicas duvidam quanto à realidade de tais tecnologias avançadas.
Em seu discurso à Assembleia Federal (parlamento bicameral da Rússia) em 1 de março de 2018, o presidente russo, Vladimir Putin, falou sobre um leque de novos armamentos que a Rússia começou a produzir recentemente. Além de revelar o míssil balístico intercontinental mais moderno Sarmat e a nova tecnologia de laser de defesa aérea, o presidente russo apresentou três sistemas de armas revolucionários desenhadas para enfrentar as capacidades dos EUA.