Leste da Rússia vive 'febre do ouro' celeste (FOTOS)

Em 15 de março, durante a decolagem do aeroporto de Yakutsk, o fluxo de um forte vento quebrou a escotilha de carga do avião An-12, segundo comunicaram na assessoria de imprensa do aeroporto. O avião da companhia aérea Nimbus voava pela rota de Kupol a Krasnoyarsk, com reabastecimento em Yakutsk.
Sputnik

Posteriormente, no Comitê de Investigação declararam que durante o incidente, caíram barras de metal precioso. Sabe-se que a bordo estavam quase dez toneladas de ouro, segundo comunica a mídia.

"A tripulação decidiu voltar a […] Yakutsk", contaram os representantes do aeroporto. Foi estabelecido que os técnicos, que são parte da tripulação, preparavam o avião para voo. Depois dos testes, preencheram o formulário sobre a manutenção tático-operativa da aeronave. Conforme detalharam na assessoria de imprensa, o avião funcionava bem e foi preparado para o voo.

A bordo do An-12, do qual hoje teve a escotilha quebrada, estavam nove toneladas de ouro. A maior parte da carga caiu do avião. Agora tentam recolher da pista de aterrissagem e dos arbustos e campos por perto.

Segundo a informação do portal sakhaday.ru, após a perda da "carga extremamente preciosa", a polícia revistava os transeuntes e motoristas na região do aeroporto.

Nas redes sociais logo apareceram fotos dos objetos que caíram na terra, com forma de barras de ouro.

Informa-se que o avião aterrissou com sucesso no aeroporto de Magan. A investigação já está marcada.

De acordo com os dados prévios, o incidente ocorreu por causa da fixação incorreta da carga. No entanto, ninguém ficou ferido com o acontecido, pois os pedaços de metal atingiram uma loja automobilística local, livre de construções ou meios de transporte.

Na Yakútia, uma escotilha de carga se separou enquanto o An-12 estava decolando. A carga (9 toneladas de ouro e prata em barras) caiu na pista de aterrissagem e aos redores.

Contudo, conforme comunica o portal Lenta.ru, a bordo do An-12 poderiam estar barras de prata e não de ouro. Uma fonte disse que no total o avião transportava cerca de 200 barras do metal precioso.

Ao mesmo tempo, o representante da companhia Kinross Gold em Moscou, Stalislav Borodyuk, filiação da qual se trata da elaboração da mina de Kupol, disseram que a bordo estavam barras de ligas que contêm ao menos 70% de ouro e/ou prata.

Comentar