"Do meu ponto de vista, Trump está abusando de cláusulas legais que protegem os interesses nacionais dos EUA no que se trata da introdução de diferentes sanções. De fato, é uma verdadeira guerra comercial, pois estas tarifas obstaculizadoras visam realizar uma política de protecionismo na indústria do aço e alumínio nos EUA, violando todas as obrigações assumidas no âmbito dos acordos assinados na OMC", opinou a especialista russa.
Segundo assegurou Yarmush, os passos do atual presidente dos EUA são pouco racionais do ponto de vista político e são motivados por uma lógica completamente diferente.
"Por isso, estou vendo que Trump age como um empresário e não como um político, de fato isto são medidas populistas para aumentar sua popularidade como presidente no seu país", disse a advogada ao serviço russo da Rádio Sputnik.
"Entretanto, estas tarifas contradizem totalmente todos os acordos que os EUA celebraram, por isso a Rússia e a China têm direito de se dirigirem ao Tribunal Arbitral da OMC exigindo a mudança da situação e o cancelamento destas tarifas. Já os juízes vão considerar até que ponto estas reclamações são justificadas. Para mim, pode haver apenas uma decisão — o reconhecimento que os EUA violam as regras da OMC e o apelo a que parem estas violações", resumiu.