Alto diplomata norte-coreano prepara terreno para negociações com os EUA e Coreia do Sul

Responsável pelas relações com a América do Norte, o diplomata de alto escalão norte-coreano Choe Kang-il viaja à Finlândia neste domingo. O objetivo seria preparar o terreno para um possível encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump, previsto para acontecer em maio.
Sputnik

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o diplomata embarcou no aeroporto de Pequim, na China. Na Finlândia, ele seria esperado por especialistas em segurança da Coreia do Sul e pela ex-embaixadora dos EUA em Seul,  Kathleen Stephen.

Comentando reunião com Kim, Trump diz que estratégia com Coreia do Norte 'foi um sucesso'
Considerada uma das opções para sediar o encontro entre os dois líderes, a Suécia também deve contar com visita de Choe em uma série de encontros em Estocolmo para discutir "oportunidades e desafios a esforços diplomáticos contínuos para alcançar uma solução pacífica" na crise da península. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores sueco.

Oficialmente, porém, a viagem do diplomata aos países escandinavos não tem relação com o encontro entre Trump e Kim Jong-Un. A Coreia do Sul diz apenas tratar-se do chamado diálogo "Track 2", iniciado entre autoridades dos países envolvidos na crise durante as Olimpíadas de Inverno, que teve delegação norte-coreana liderada pelo próprio Choe Kang-il.

Comentar