Politburo chinês elege novo chefe de comissão anticorrupção

Os deputados do Congresso Nacional do Povo elegeram neste domingo (18) o membro do Politburo do Partido Comunista, Yang Xiaodu, para presidir o novo órgão anticorrupção do país, a Comissão Nacional de Supervisão.
Sputnik

Uma votação secreta ocorreu na manhã da 6ª reunião plenária da primeira sessão do 13º Congresso Nacional do Povo.

Uma semana antes, em 11 de março, os membros do NPC aprovaram as emendas à constituição do país, que prevê a criação de um novo órgão anticorrupção.

Xi Jinping é eleito para mais um mandato
A partir de agora, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar é o principal órgão anticorrupção na China, mas é um órgão do partido, e não um órgão estatal.

Yang Xiaodu, nascido em 1953, é nativo de Xangai. Em 1970, ele se juntou ao Partido Comunista. Ele foi o Ministro da Supervisão e chefe da CCDI a partir de 2016. Yang é também o chefe da Secretaria do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (Politburo).

Essa semana, Xi Jinping foi reeleito presidente da China, e graças às novas regras aprovadas pelo governo, poderá permanecer no poder por tempo indeterminado, caso continue sendo reeleito. Seu braço direito, o economista Wang Qishan, ex-chefe da comissão anticorrupção, foi apontado como vice-presidente. No sábado (17), Li Keqiang também foi reeleito para o cargo de primeiro-ministro da China.

Comentar