Há várias razões para isso, entre eles está a rentabilidade econômica de usar duas grandes fábricas e as táticas diferentes de utilização operacional dos aviões de guerra de um e de dois lugares. Especialista militar Andrei Kots revelou as vantagens dos caças e bombardeiros táticos com dois assentos na cabine do avião.
A ausência de equipamento pesado para o segundo piloto (complexo de instrumentos de bordo, sistemas de suporte de vida e outro equipamento) também contribui para as características de voo. Por outro lado, graças aos aparelhos adicionais do segundo piloto, o Su-30SM com dois assentos pode coordenar as ações de um grupo dos aviões, realizar vigilância, realizar operações de guerra eletrônica e atacar alvos terrestres.
"Durante uma missão de combate o avião manobra ininterruptamente sua velocidade e altura durante más condições de visibilidade, durante o dia ou a noite", revelou o major-general e piloto emérito da Rússia Vladimir Popov.
Popov sublinhou que a maioria dos caças modernos tem um piloto virtual – um complexo informático que controla o funcionamento dos diferentes sistemas e garante a segurança de voo. Entretanto, é melhor ter na cabine do avião um segundo piloto humano com boa reação a formação certa.
É por isso que os caças MiG-31 foram escolhidos como portadores para os mísseis hipersônicos mais modernos apelidados de Kinzhal. O avião é de dois assentos e facilitará a distribuição das tarefas entre os pilotos durante o trabalho com armamento tão avançado. Esses aviões realizam voos a grandes distâncias. O segundo piloto ajudará a corrigir os pequenos erros do primeiro piloto e até deixá-lo descansar pilotando o avião, concluiu o especialista.