"Ontem, o Kremlin disse que fecharia o British Council e o nosso Consulado em São Petersburgo. Essas medidas fúteis apenas punirão os russos comuns, privando-os de oportunidades inofensivas para aprender inglês e solicitar vistos no Reino Unido", escreveu o Ministro do Exterior do Reino Unido, Boris Johnson em artigo publicado pelo jornal The Sun publicado em 18 de março.
No entanto, a representação adverte potenciais candidatos que o processo de aprovação pode demorar mais do que antes, exortando todos os que desejam candidatar-se a fazê-lo com antecedência (pelo menos 1 mês e meio antes da data estimada de sua viagem).
Londres acusou Moscou de envenenar o ex-espião russo Sergei Skripal usando uma neurotoxina militar e anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos do país, degradando o nível das relações bilaterais. Em resposta ao que Moscou chama de "acusações não comprovadas", o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou uma medida de retaliação para os diplomatas britânicos, bem como o encerramento do consulado do Reino Unido em São Petersburgo.