Suspeito de contrabando de armas, funcionário do consulado francês em Israel é detido

Um funcionário do consulado francês em Jerusalém foi preso há algumas semanas pelas autoridades israelenses e comparecerá no tribunal por uma questão de "segurança", disseram fontes próximas ao caso ouvidas pela agência AFP.
Sputnik

O suspeito tem cerca de 20 anos e será ouvido em uma corte na região sul de Israel na segunda-feira (19). As acusações contra ele são "sérias", afirma fonte anônima, e envolvem tráfico de armas. 

Ele foi detido enquanto atravessava a fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, que é governada pelo movimento político palestino Hamas, considerada por Israel como um movimento terrorista. 

Segredos militares inéditos de Israel foram vazados na internet, diz jornal
O suspeito foi motorista do consulado francês e fazia viagens frequentes entre Jerusalém e a Faixa de Gaza.

"Levamos este caso muito a sério e estamos em contato com as autoridades israelenses", disse um porta-voz da embaixada da França em Tel Aviv.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel, o ministério da Justiça, a agência de inteligência e a polícia não quiseram comentar o caso.

Em 2013, um funcionário do consulado francês foi detido depois de tentar usar um veículo oficial para contrabandear uma grande quantidade de ouro, tabaco e cheques de Israel para a Jordânia.

Comentar