Noruega se diz preocupada com 'comportamento agressivo' da Rússia

O chefe do Ministério da Defesa norueguês, Frank Bakke-Jensen, durante o encontro com seu homólogo norte-americano, James Mattis, expressou preocupações devido ao "comportamento agressivo" da Rússia perto das fronteiras do reino.
Sputnik

O titular acrescentou que Oslo está seguindo atentamente o desenvolvimento das Forças Armadas russas.

Além disso, Bakke-Jensen, citado pela edição VG, assinalou que são as manobras russas nas proximidades da Noruega que causam uma preocupação especial.

"Durante os exercícios a Rússia deslocou um grande número de tropas ao norte do país em prazos muito curtos. Além disso, para junto da fronteira norueguesa foram transferidos sistemas de mísseis russos", afirmou o ministro da Defesa.

Nova 'ameaça russa' para Noruega: 'ataques' aéreos substituem os navais
Anteriormente, o chefe da inteligência militar norueguesa, Morten Haga Lunde, afirmou que os militares russos simularam em 2017 ataques contra o país. Além disso, o funcionário de alto escalão confessou que Oslo tem dificuldade em detectar os submarinos russos modernos.

Por sua vez, Moscou desmente todas as acusações deste tipo. A Rússia enfatiza que não tem intenção de atacar ninguém, uma vez que todas as manobras militares que o país realiza são de caráter defensivo.

Comentar