Residentes de várias cidades italianas, inclusive de Milão, Varese, Como, Monza e Bergamo, ficaram alarmados com o barulho estrondoso de caças quebrando a barreira do som, informou a mídia local na última quinta-feira (22).
Dois caças Eurofighter F-2000 da Força Aérea Italiana F-2000 interceptaram o B777 da Air France que perdeu o contato via rádio. Os caças decolaram de Istrana, onde alguns Typhoons estão atualmente posicionados para reforçar a defesa aérea nacional
Depois do estrondo causado pelos caças às 11h15, horário local, as pessoas começaram a ligar para os corpos de bombeiros, defesa civil e outros serviços estatais.
Os residentes compartilharam seus medos nas redes sociais sobre duas fortes "explosões" que poderiam ter ocorrido no norte do país. Segundo o jornal Il Giornale, pessoas de várias regiões deixaram suas casas e alguns prédios estatais foram evacuados.
Contudo, a Força Aérea Italiana posteriormente reportou que as explosões foram causadas por caças Eurofighter quebrando a barreira do som e que os pilotos receberam permissão para tal devido à situação de emergência surgida no espaço aéreo da Itália.
O avião AF671A, procedente da ilha da Reunião com destino a Paris, está prestes a chegar ao seu destino. No céu de Lombardia foi acompanhado por dois Eurofighters devido a uma operação a partir de Istrana. Duas explosões de Aosta a Bergamo
Os dois caças decolaram após um Boeing 777 da Air France ter perdido o contato com o serviço de controle de tráfego aéreo quando voava da Ilha da Reunião para Paris. Quando a aeronave reestabeleceu o contato, os caças retornaram à base perto da cidade italiana de Treviso.
Apesar das explicações da Força Aérea da Itália, o Ministério Público de Bergamo exigiu mais informações sobre o caso.