Mídia: sanções contra Rússia 'irritam' empresas alemãs

As sanções da União Europeia contra a Rússia têm "irritado" o setor empresarial alemão, que espera uma melhora das relações entre Moscou e o Ocidente após a reeleição de Putin. É o que escreve a publicação do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Sputnik

Uma recente pesquisa divulgada na Alemanha mostrou que, entre mais de 110 corporações questionadas, 57% gostariam de um cancelamento gradual das sanções contra Moscou, enquanto 37% foram a favor de uma suspensão imediata e incondicional das restrições econômicas. Apenas 5% das empresas entrevistadas expressaram seu apoio à preservação das sanções.

Senadores dos EUA querem aplicar sanções se Rússia vender mais S-400
De acordo com o jornal alemão, as empresas locais quase nunca recebem empréstimos de bancos, caso o pedido envolva relações comerciais com a Rússia.

Segundo uma análise publicada em dezembro pelo Instituto Kiel de Economia Mundial, somente no final de 2015 o volume de negócios entre a Rússia e a União Europeia caiu 114 bilhões de dólares, sendo a Alemanha particularmente afetada, perdendo mais de 17 bilhões de dólares.

Os pacotes de sanções contra a Rússia foram impostos sistematicamente pelos Estados Unidos e uma série de países da União Europeia a partir de 2014 por conta do suposto envolvimento de Moscou no conflito ucraniano. A Rússia repetidamente negou qualquer envolvimento na crise política do país.  

Comentar