Especialista avisa: EUA estão vivendo 'momento perigosíssimo' da sua história

Atualmente os EUA vivem o momento mais perigoso da sua história moderna, avisa o ex-diplomata de alto escalão estadunidenses e teórico da política externa do país, Richard Haass.
Sputnik

Recentemente, o especialista descreveu no seu Twitter o rumo político atual dos Estados Unidos realizado pelo presidente dos EUA Donald Trump.

​Donald Trump está disposto a conduzir uma guerra em três frentes: uma política contra Bob Mueller [procurador-especial], uma econômica contra a China/outros parceiros comerciais e outra verdadeira contra o Irã e/ou a Coreia do Norte. Este é o momento mais perigoso na história moderna dos EUA — e foi principalmente causado por nós, não por quaisquer eventos.

A que levará desejo dos EUA de manterem liderança mundial? Estado-Maior russo alerta
Previamente, Haass afirmou, em um artigo publicado pelo jornal Foreign Affairs no ano passado, que Washington precisa de uma estratégia comum que seja benéfica para os próprios EUA e seus aliados.

Em sua opinião, não vale a pena usar o lema "EUA em primeiro lugar", pois se cada país começar a considerar seus próprios interesses como os mais importantes, ele não irá pensar nos interesses dos EUA.

Segundo indica o ex-diplomata, os Estados Unidos devem recuperar seu papel de acionista responsável e não se isolar dos problemas. A imprevisibilidade deve ser usada em política exterior como tática, e não na qualidade de estratégia.

Ademais, o especialista acredita que é preciso manter a ordem estabelecida depois da Segunda Guerra Mundial. E também não vale a pena esquecer as vantagens que ganharam os Estados Unidos exatamente graças a essa ordem.

Comentar