Recentemente, o especialista descreveu no seu Twitter o rumo político atual dos Estados Unidos realizado pelo presidente dos EUA Donald Trump.
Donald Trump está disposto a conduzir uma guerra em três frentes: uma política contra Bob Mueller [procurador-especial], uma econômica contra a China/outros parceiros comerciais e outra verdadeira contra o Irã e/ou a Coreia do Norte. Este é o momento mais perigoso na história moderna dos EUA — e foi principalmente causado por nós, não por quaisquer eventos.
Em sua opinião, não vale a pena usar o lema "EUA em primeiro lugar", pois se cada país começar a considerar seus próprios interesses como os mais importantes, ele não irá pensar nos interesses dos EUA.
Segundo indica o ex-diplomata, os Estados Unidos devem recuperar seu papel de acionista responsável e não se isolar dos problemas. A imprevisibilidade deve ser usada em política exterior como tática, e não na qualidade de estratégia.
Ademais, o especialista acredita que é preciso manter a ordem estabelecida depois da Segunda Guerra Mundial. E também não vale a pena esquecer as vantagens que ganharam os Estados Unidos exatamente graças a essa ordem.