Rússia fecha consulado dos EUA em São Petersburgo

O ministro da Relações Exteriores da Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, informou nesta quinta-feira (29) que o consulado norte-americano em São Petersburgo foi fechado em represália à expulsão dos diplomatas russos dos EUA.
Sputnik

De acordo com o chanceler, o número de diplomatas norte-americanos expulsos do país será igual à quantidade de diplomatas russos expulsos pelos EUA. Ele destacou, entretanto, que as medidas de respostas em relação ao Ocidente serão "espelhadas, mas não apenas".

"Em relação a outros países também haverá uma resposta espelhada no que diz respeito ao número de pessoas que vão deixar as missões diplomáticas na Rússia", acrescentou Lavrov.  

Diplomacia russa enfatiza: Moscou não tem nenhuma ligação com envenenamento de Skripal
No começo desta semana, Washington decidiu expulsar 60 diplomatas russos pelo caso do ex-agente duplo russo Sergei Skripal, envenenado no Reino Unido, além de ordenar o fechamento do consulado russo em Seattle.

No dia 4 de março, o ex-oficial de inteligência russo Skripal, que também trabalhava para a inteligência britânica, foi encontrado inconsciente junto com sua filha em um banco de um shopping na cidade de Salisbury.

Especialistas britânicos acreditam que eles tenham sido atacados com o agente nervoso A-234 (também conhecido como "Novichok"). Os britânicos alegam que esta substância tóxica teria sido desenvolvida na União Soviética e colocam a culpa do ocorrido na Rússia. Moscou repetidamente rejeitou todas as acusações, qualificando-as infundadas.

Comentar