A estação, localizada atrás do estacionamento do Terminal 1, pode ser acessada por meio de ônibus circulares oferecidos regularmente pelo próprio aeroporto a cada 15 minutos. São três estações, distribuídas ao longo de 12 quilômetros ao custo de R$2,3 bilhões. Como ainda funcionará na modalidade de testes, a linha circula nos próximos dois meses apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h.
Atraso de 14 anos
Embora tenha sido prevista para a Copa do Mundo, a promessa de um trem ligando o principal aeroporto do país ao centro de São Paulo é antiga e foi feita pelo próprio Alckmin durante sua primeira gestão, no início dos anos 2000. A ideia era finalizá-la em 2004.
Em 2007, o então governador José Serra anunciou a entrega para 2010, mas próximo do prazo e sem interesse de companhias privadas para tocar a obra, a linha foi postergada em 2009 para ser entregue na Copa de 2014. O projeto voltou à mesa do governador em 2015, prevista para o fim de 2017 e adiada novamente em setembro do ano passado para março de 2018.
Durante o evento de inauguração, o governador anunciou planos de extensão da linha. “O mais caro está feito: a transposição sobre o Rio Tietê, sobre a Dutra e sobre a Ayrton Senna”, completou Alckmin. “A tendência é que caminhe para atender outras regiões de Guarulhos”.