Trump determina deslocamento da Guarda Nacional para fronteira com México

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, anunciou nesta quarta-feira que o presidente dos EUA, Donald Trump, está orientando o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna para enviar a guarda nacional à fronteira mexicana.
Sputnik

Durante uma coletiva de imprensa, Nielsen disse que os contrabandistas estariam explorando brechas na detenção dos EUA e que a passagem ilegal de fronteira aumentou drasticamente.

"O presidente determinou que o Departamento de Defesa e o Departamento de Segurança Interna trabalhem em conjunto com nossos governadores para posicionar a Guarda Nacional em nossa fronteira sudoeste para ajudar a Patrulha da Fronteira", disse Nielsen em uma entrevista coletiva na Casa Branca.

México diz que não pagará pelo muro na fronteira com EUA 'sob nenhuma circunstância'
"O presidente assinará uma proclamação nesse sentido hoje", acrescentou. 

Impedir migrantes ilegais de cruzar para os Estados Unidos a partir do México foi uma plataforma chave da campanha eleitoral de Trump que levou à sua presidência.

O anúncio ocorre em meio aos esforços das autoridades mexicanas para dispersar uma caravana de imigrantes da América Central que estão se movendo pelo México em direção aos EUA. Trump criticou o movimento e alertou para que os mexicanos consigam barrar a iniciativa.

Comentar