Rússia e Moçambique firmam novo acordo marítimo para estimular colaboração militar

Os ministros da Defesa de ambos os países, Sergei Shoigu e Atanásio Salvador Mtumuke, firmaram na quarta-feira (4) o acordo intergovernamental sobre o regime simplificado quanto à entrada de navios militares da Marinha russa em portos moçambicanos.
Sputnik

Além disso, destaca-se que em 4 de abril os ministros firmaram em Moscou um memorando sobre a cooperação militar naval entre os Ministérios da Defesa dos dois países, informa o Ministério da Defesa da Rússia.

"Esperamos que a assinatura do acordo intergovernamental sobre o regime simplificado quanto à entrada de navios militares russos em portos de Moçambique e também do memorando sobre a cooperação militar naval entre os nossos Ministérios estimule o desenvolvimento da nossa colaboração militar", declarou Shoigu.

​No âmbito da VII Conferência de Segurança Internacional de Moscou os ministros da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e de Moçambique, Atanásio Salvador Mtumuk, firmaram o acordo intergovernamental sobre o regime simplificado quanto à entrada de navios militares da Marinha russa em portos moçambicanos e o memorando sobre a cooperação militar naval entre os ministérios dos dois países.

Ao mesmo tempo, o ministro moçambicano sublinhou que seu país está realmente interessado no próximo desenvolvimento de cooperação com a Rússia.

"Gostaríamos também de sublinhar que nossa bandeira nacional retrata o fuzil Kalashnikov, que simboliza as profundas relações entre nossos países na área militar e esperamos que sejam eternas", afirmou Mtumuk.

Rússia e Moçambique firmam parceria de cooperação econômica
Segundo ele, as relações com Moscou "surgiram bem no início", quando Moçambique começou a luta pela liberdade nacional e continuaram até mesmo quando as forças armadas moçambicanas já estavam formadas.

Previamente, foi informado que Rússia e Moçambique estabeleceram a Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Científica e Técnica que deve contribuir substancialmente para a implementação dos planos estabelecidos entre os países.

Comentar