Novos ataques aéreos atingem Ghouta Oriental após alegado 'ataque químico'

Novos ataques aéreos atingiram neste domingo (8) os bairros de Ghouta Oriental, na Síria, ocupados por rebeldes, relatou um monitor, após mais de 80 pessoas terem sido mortas neste fim-de-semana, inclusive em um suposto ataque químico denunciado pelos EUA.
Sputnik

Os novos ataques aparecem em meio a relatos sobre um cessar-fogo e a possibilidade de reinício das negociações entre o governo sírio e o agrupamento radical Jaysh al-Islam, a última fação rebelde em Ghouta.

Rússia: terroristas não poderão mais atacar Damasco a partir de Ghouta Oriental
Alegações sobre um suposto ataque de cloro neste sábado (7) têm provocado uma vasta repercussão internacional, enquanto as mídias sírias e Moscou caracterizaram estes relatos como "fabricações", ressalta a agência AFP.

As forças de Assad recomeçaram nesta sexta-feira (6) sua ofensiva contra a cidade de Douma, última cidade controlada por rebeldes em Ghouta Oriental, após as conversações sobre a saída dos membros de Jaysh al-Islam terem fracassado.

O exército efetuou uma ofensiva maciça e duas evacuações negociadas para retomar o controle de 95% de Ghouta Oriental, anteriormente o maior reduto de rebeldes próximo a Damasco.

Na semana passada, esperava-se que Douma também seguisse esse exemplo, depois da evacuação de milhares de rebeldes e suas famílias, mas houve relatos sobre divisões entre os rebeldes e a recusa de alguns de saírem da área.

Comentar