Comissário do Parlamento Europeu revela fontes de financiamento ao terrorismo na UE

Esquemas de fraude com impostos na Europa estão sendo adotados por criminosos para financiar as atividades terroristas. O Parlamento Europeu está combatendo esse fenômeno, disse nesta segunda-feira o comissário europeu de economia e finanças, Pierre Moscovici.
Sputnik

Temos provas de que as organizações criminosas e terroristas estão obtendo recursos através de fraudes com impostos em território da União Europeia", disse o político durante a reunião de um comitê especial, dedicado ao combate do terrorismo.

Síria acusa Ocidente de financiar terrorismo
Segundo ele, entre outras formas, se trata de esquemas envolvendo o imposto de valor agregado em transações entre fronteiras.

"Por isso eu propus a completa reformulação do atual sistema de impostos de valor agregado na UE, de modo a permitir considerar as operações internacionais do mesmo modo como as operações no interior de cada país", declarou Moscovici, destacando que a medida evitará evasão de imposto no valor de 40 bilhões de euros. 

O comissário explicou que entre as medidas discutidas no Conselho do Parlamento Europeu está a ampliação das atribuições dos órgãos competentes, bem como o fortalecimento da cooperação entre várias agências que combatem fraudes no âmbito do bloco econômico.

Comentar