As novas sanções dos EUA causaram aumento da volatilidade no mercado bolsista russo, mas a economia da Rússia vai se adaptar às novas condições, disse a presidente do Banco Central russo, Elvira Nabiullina.
Para ela, é evidente que a entrada em vigor do novo pacote de sanções antirrussas dos EUA levou à correção do mercado. Há uma volatilidade elevada devido às grandes incertezas e as consequências ainda não são muito claras para os investidores do mercado.
"Em nossa opinião, o setor financeiro da economia precisa de algum tempo para se adaptar às novas condições externas, estou certa que a economia e o setor financeiro se adaptarão à situação", declarou a presidente do banco central.
Entretanto, ela sublinhou que o banco está seguindo a situação no mercado e, se for preciso, aplicará medidas necessárias.
No dia 6 de abril, os EUA adotaram novas sanções contra uma série de empresários russos e empresas controladas por eles, bem como contra alguns políticos russos.
O novo pacote de medidas restritivas levou ao colapso no mercado bolsista russo. Na segunda-feira (8), a Bolsa de Moscou fechou com uma forte baixa de 11,4% no seu índice RTS. As ações da produtora russa de alumínio Rusal perderam 50% de seu valor, enquanto as ações de outras empresas listadas na Bolsa de Moscou também sofrem uma queda.