Criança encontra tesouro viking do século X no mar Báltico (FOTOS)

Moedas, anéis, pérolas e pulseiras de prata de mais de mil anos foram descobertos na ilha alemã de Ruegen, no mar Báltico, informa a agência de notícias AP.
Sputnik

As primeiras descobertas foram localizadas no mês de janeiro na região de Schaprode por dois arqueólogos amadores, um deles de apenas 13 anos de idade, segundo a AP.

"Trata-se do maior tesouro deste tipo de moedas no sudeste da região do Báltico", sublinha o comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo centro arqueológico de Mecklemburgo, no norte da Alemanha. O tesouro conta com cerca de 600 moedas e joias diferentes.

Joias e moedas antigas encontradas na ilha alemã de Ruegen no mar Báltico

Rene Schoen e o menino Luca Malaschnitschenko estavam usando detectores de metal até que encontraram a primeira moeda e pensaram inicialmente se tratar de lixo de alumínio, foi aí que uma equipe arqueológica se juntou às buscas e às escavações.

Os cientistas afirmaram que cerca de cem moedas foram cunhadas na era de Harald Gormsson, rei viking do século X, também conhecido como Harald Bluetooth (Dente Azul), que introduziu o cristianismo na Dinamarca.

Arqueólogo segura antiga moeda dinamarquesa encontrada na ilha alemã de Ruegen no mar Báltico

O apelido do rei foi derivado do fato de Harald Gormsson ter um dente morto da cor azul, mas hoje em dia o nome é conhecido pela tecnologia sem fio Bluetooth inventada pela companhia sueca Ericsson. A empresa designou assim a tecnologia depois da habilidade do rei de reunir a Escandinávia antiga.

Comentar