Serviços secretos russos detêm apoiadores do Daesh que planejavam atentado no sul do país

Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) frustrou as atividades de apoiadores do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em outros países) que planejavam atentados terroristas na região de Rostov, no sul do país, informou a assessoria de imprensa do serviço.
Sputnik

Segundo o FSB, os membros da célula terrorista detidos recebiam instruções de seus líderes a partir da Síria.

"[Os terroristas] planejavam realizar ataques terroristas impactantes na região de Rostov com uso de armas de fogo e explosivos artesanais", diz o comunicado dos serviços secretos.

Serviços especiais preveniram atentados terroristas nas eleições presidenciais na Rússia
A operação do FSB resultou em detenção de três membros do grupo. O líder da célula ofereceu resistência armada e morreu durante a operação devido a detonação de um artefato explosivo.

Após a detenção, os agentes russos apreenderam várias armas, munições, meios de comunicação e materiais com propaganda das atividades do Daesh.

De acordo com o chefe do FSB, Aleksandr Bortnikov, no ano passado os serviços secretos russos preveniram 25 atentados terroristas, outros quatro os jihadistas conseguiram realizar. Bortnikov também acrescentou que anualmente no mundo ocorrem mais de 1.600 tais crimes, cerca de metade dos quais são organizados pelo Daesh.

Comentar