"São três pessoas falecidas, uma pessoa ferida em estado grave e 45 pessoas feridas com magnitudes distintas mas fora de risco vital", declarou o ministro da Saúde, Emilio Santelices, citado pela Associated Press.
Em declarações à mídia local, o prefeito Álvaro Ortiz disse que a empresa responsável pelo gás, a GasSur, chegou a avaliar a emergência, mas descartou os riscos de explosão pouco antes da ocorrência. Segundo ele, a companhia deverá ser investigada por possível negligência.
O presidente do país, Sebastián Piñera, enviou suas condolências por Twitter, dizendo que as responsabilidades pelo ocorrido já estão sendo investigadas.
Mis sentidas condolencias a las victimas y sus familiares, de la explosión de una cañería en el Sanatorio Aleman de Concepción. Mis pensamientos y oraciones están con uds. Ministro y subsecretaria de salud van en camino y la investigación de responsabilidades ya se inicio
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) 21 de abril de 2018
"Meus sinceros pêsames às vítimas e suas famílias, da explosão de um cano no Sanatório Alemão de Concepción. Meus pensamentos e orações estão com vocês. Ministro e subsecretaria de Saúde estão a caminho e a investigação de responsabilidades já começou."