Canadá assina acordo de cooperação militar com o Japão

Ottawa e Tóquio concluíram um Acordo bilateral de Aquisição e Serviços Cruzados (ACSA, na sigla em inglês) que intensificará a cooperação militar entre os dois Estados e permitirá que usem o equipamento militar um do outro em várias operações, comunicou neste domingo (22) o departamento de Relações Exteriores do governo canadense.
Sputnik

"A honorável Chrystia Freeland, ministra das Relações Exteriores, e Taro Kono, ministro de Relações Exteriores do Japão, assinaram o Acordo bilateral de Aquisição e Serviços Cruzados (ACSA). Esse acordo fortalecerá a cooperação entre as Forças Armadas do Canadá (CAF) e as Forças de Autodefesa Japonesas e permitirá que ambos os países façam uso eficiente do equipamento militar um do outro durante operações e exercícios no Canadá, Japão e outros locais", diz a declaração.

Lockheed Martin criará híbrido de caças F-35 e F-22 a pedido do Japão?
O acordo também impulsionará a cooperação bilateral em atividades de manutenção da paz e no combate a crises humanitárias e desastres naturais, observou o documento.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão, por sua vez, também disse em um comunicado neste domingo (22) que o acordo alcançado estabeleceu a estrutura financeira entre as partes para as entregas mútuas de equipamentos e serviços militares. A declaração também observou que os dois países concordaram em investir no apoio mútuo em termos de segurança.

O acordo foi assinado à margem da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 no Canadá, no sábado (21).

Comentar