Trump é direto com Netanyahu: 'Você realmente se preocupa com a paz ou não?'

Em um telefonema no ano passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, perguntou ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se ele realmente se preocupa com a paz ou não, segundo o site de notícias Axios, que citou três fontes familiarizadas com a conversa.
Sputnik

Autoridades afirmaram que a dura retórica de Trump foi provocada por notícias que ele teria lido sobre Netanyahu planejando construir assentamentos adicionais na Cisjordânia, especialmente na Judeia e em Samaria.

Palestina não vai negociar com EUA até cancelamento da decisão de Trump sobre Jerusalém
Trump acreditava, segundo as fontes, que ao fazê-lo, o primeiro-ministro israelense estava inutilmente irritando os palestinos em meio ao conflito em curso, informou a agência de notícias. Quando se dirigiu à Casa Branca para um comentário, um alto funcionário respondeu que Trump tem "um relacionamento extremamente próximo e sincero com o primeiro-ministro de Israel e aprecia seus fortes esforços para melhorar a causa da paz em inúmeros desafios".

Comentando a escolha brusca de palavras de Trump, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que o fato de o presidente ter “ótimos relacionamentos com vários líderes estrangeiros” não significa que ele “não pode ser agressivo” ao buscar “o que é melhor para a América”. "

Nos últimos meses, o governo Trump vem anunciando uma proposta de paz para Israel e a Palestina. Ainda não está decidindo quando e como revelá-lo, já que os laços entre os EUA e a Palestina se deterioraram significativamente após o anúncio de Trump da transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém em dezembro passado.

Autoridades palestinas rejeitaram repetidamente a proposta de paz do governo Trump, alegando que ela foi coordenada com Israel, com o chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, se recusando a reconhecer Trump como um corretor pacífico imparcial.

Comentar