A proposta foi feita por Jaime Rodriguez, um candidato independente nas eleições mexicanas de 1º de julho, durante uma discussão sobre corrupção no primeiro debate entre os cinco candidatos presidenciais.
Conhecido como "El Bronco" por ser franco e até mesmo vulgar às vezes, Rodriguez disse que a maneira mais eficaz de combater a corrupção e o crime era adotar práticas de amputação amplamente utilizadas em vários países do Oriente Médio, por exemplo, na Arábia Saudita.
"Temos que cortar as mãos daqueles que roubam. É simples assim", disse Rodriguez.
#ElDebateEstáEnMILENIO
— Milenio.com (@Milenio) 23 de abril de 2018
VIDEO: "El que robe hay que mocharle la mano": El Bronco#DebateINEhttps://t.co/MhOO4r8wvF#FacebookLivehttps://t.co/LIwtdAVYXr#Periscopehttps://t.co/lXivdykMUapic.twitter.com/2rAEKsOtiI
Assustada e incrédula, a moderadora do programa teve que repetir a pergunta duas vezes para ter certeza de que ele queria dizer o que ele dizia.
Rodriguez, que se tornou o primeiro candidato na história sem um partido político a vencer uma disputa para governador, tem sido notório por suas observações controversas. Em uma declaração, ele acusou os mexicanos de serem "demasiado liberais no tópico da fé", explicando que dois terremotos que abalaram o México vieram como punição.
Os comentários de Rodriguez provocaram reações instantâneas e inspiraram piadas e memes que já inundaram as mídias sociais.
Em um meme, inspirado em um cartaz do filme "Massacre da Serra Elétrica", Rodriguez é representado segurando uma motosserra pronta para cumprir suas promessas.
“El bronco” Coming soon.. pic.twitter.com/IElHDhYxGw
— Micke Jaro (@Micke_AJR) 23 de abril de 2018
Em outro, o presidenciável aparece quando Darth Vader corta a mão de Luke Skywalker com seu sabre de luz.
El bronco #DebateINE FEEL THE POWER OF THE INDEPENDENT SIDE pic.twitter.com/IKcaouETHD
— Superultramegacrack (@supermegacrack1) 23 de abril de 2018
Como a corrupção continua a ser uma questão persistente no país, todos os cinco candidatos se sentem pressionados a oferecer suas soluções. Rodriguez está convencido de que sua abordagem será a mais eficaz.
"Não é uma coisa ruim, os países que deixaram a corrupção para trás fizeram isso", garantiu.