Macron: 'Trump sairá do acordo nuclear com o Irã em maio'

O presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou acreditar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai acabar com acordo nuclear do Irã, apesar das fortes sugestões dos líderes mundiais para manter o texto e buscar reformas.
Sputnik

"Minha opinião — eu não sei o que seu presidente vai decidir — é que ele vai se livrar desse acordo por conta própria, por razões domésticas", disse o líder francês de 40 anos a uma multidão na Universidade George Washington.

'Revisão do acordo com Irã será um sinal negativo para Pyongyang', diz deputado russo
Macron esclareceu que a provável ação de Trump fará parte de uma "estratégia de aumento de tensão" com o Irã, cuja influência cresceu consideravelmente na região do Oriente Médio nos últimos 20 anos, apesar da presença de militares dos EUA no Catar, Iraque, Afeganistão, Síria e Bahrein.

"Se você o ouvisse no Salão Oval, terá chegado à mesma conclusão", disse Macron, observando que se tratava de uma "promessa de campanha". "Pode funcionar no curto prazo, mas é muito insano a médio e longo prazo", completou.

O líder francês disse que pretende chamar o presidente do Irã, Hassan Rouhani, para discutir possíveis medidas diplomáticas que possam ser tomadas.

Embora Trump critique o acordo com o Irã por entregar grandes somas de dinheiro ao governo iraniano, líderes mundiais, generais militares aposentados e o secretário da Defesa, James Mattis, disseram que é do interesse dos Estados Unidos manter o acordo em andamento. 

Comentar