A usina aeronáutica de Kazan planeja o lançamento em agosto do bombardeiro supersônico Tu-22M3M, que é uma nova modificação do Tu-22M3 depois de uma profunda modernização, declarou o representante da empresa.
Viktor Baranets, especialista militar do jornal Komsomolskaya Pravda, revelou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik as particularidades do avião modernizado.
"Planeja-se modernizar 30 aviões Tu-22M3. Perante os especialistas foram colocadas duas tarefas. Antes de mais, se tratava do prolongamento do período de vida útil da aeronave em dez ou 15 anos. Este objetivo foi cumprido com sucesso. A segunda tarefa estava ligada ao reequipamento do avião com o míssil X-32 — ele também foi modernizado. A sua particularidade é um maior alcance, e o 'trunfo' principal inventado pelos gênios da nossa indústria militar é que o novo míssil possui uma ogiva autoguiada totalmente nova que está protegida contra interferências, capaz de operar mesmo quando o inimigo usa os meios de guerra radioeletrônica", detalhou o especialista.
O avião Tu-22M3 irá participar do desfile da Vitória em 9 de maio na Praça Vermelha. A Força Aeroespacial da Rússia já terminou os preparativos no polígono de Alabino.