Novo bombardeiro Tu-22M3M reforçará potencial estratégico da Rússia, opina especialista

O novo bombardeiro supersônico russo Tu-22M3M começará os voos já em agosto próximo. Na entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik o especialista militar Viktor Baranets falou sobre as suas particularidades.
Sputnik

A usina aeronáutica de Kazan planeja o lançamento em agosto do bombardeiro supersônico Tu-22M3M, que é uma nova modificação do Tu-22M3 depois de uma profunda modernização, declarou o representante da empresa.

Revista apresenta inédita imagem de novos bombardeiros chineses (FOTO)
Conforme assinalou o senador Fyodor Bondarev, o Tu-22M3 tem um enorme potencial de modernização. Estes aviões garantem a supremacia da aviação estratégica russa no mundo. Ele assinalou que o avião atinge uma velocidade supersônica de 2.300 km/h, uma altitude de voo de 13 quilômetros, possuindo um alcance de seis mil quilômetros.

Viktor Baranets, especialista militar do jornal Komsomolskaya Pravda, revelou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik as particularidades do avião modernizado.

"Planeja-se modernizar 30 aviões Tu-22M3. Perante os especialistas foram colocadas duas tarefas. Antes de mais, se tratava do prolongamento do período de vida útil da aeronave em dez ou 15 anos. Este objetivo foi cumprido com sucesso. A segunda tarefa estava ligada ao reequipamento do avião com o míssil X-32 — ele também foi modernizado. A sua particularidade é um maior alcance, e o 'trunfo' principal inventado pelos gênios da nossa indústria militar é que o novo míssil possui uma ogiva autoguiada totalmente nova que está protegida contra interferências, capaz de operar mesmo quando o inimigo usa os meios de guerra radioeletrônica", detalhou o especialista.

Bombardeiros estratégicos russos com mísseis Kh-101 estariam a caminho do Irã? (FOTOS)
Para ele, tudo o que de melhor a aviação militar russa possui hoje em dia está concentrado nos "cérebros eletrônicos" deste avião. "O aparecimento destes aviões modernizados vai reforçar muito o nosso 'punho' estratégico", assinalou Baranets.

O avião Tu-22M3 irá participar do desfile da Vitória em 9 de maio na Praça Vermelha. A Força Aeroespacial da Rússia já terminou os preparativos no polígono de Alabino.

Comentar