Zapatero: igualdade de gênero é uma das formas de combater a fome

A igualdade entre homens e mulheres pode resolver em grande parte a escassez de alimentos e a fome, disse nesta sexta-feira o ex-presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, durante a Cúpula Mundial das Regiões sobre Segurança e Soberania Alimentar "Fome Zero", que ocorre na cidade equatoriana de Cuenca.
Sputnik

"De todas as Metas de Desenvolvimento do Milênio, a minha primeira, aquela à qual devemos atribuir mais valor, e pela qual eu lutei para ser a primeira, é a igualdade de gênero entre homens e mulheres, os direitos das mulheres. Sem dúvida, é a alavanca mais poderosa para a coesão social", declarou o ex-premiê espanhol (2004-2011), ao destacar as alternativas para combate da fome.

Especialista: fome persiste por falta de decisão política e elevado grau de desigualdade
Na opinião do político, "se você deseja ver sociedades sem miséria, se deseja ver sociedades sem fome", precisa igualar as oportunidades de gênero.

Ele observou também ser necessário "manter a aliança com o planeta Terra", porque "o planeta pode viver sem a espécie homo sapiens, mas homo sapiens não pode prescindir do planeta".

"Se não nos dermos conta disso, não alcançaremos nenhum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ", acrescentou Zapatero.

O ex-presidente espanhol participa da Cúpula na companhia de outros ex-mandatários, como Felipe Calderón, do México, e Eduardo Duhalde, da Argentina.

Comentar